Loading. Please wait...

Bichectomia: a cirurgia do momento.

outubro 14, 2016 by Alysson Resende2
bichectomiafinal.jpg

bichectomiaA bichectomia, procedimento cirúrgico que ficou popular entre as celebridades e famosas como Angelina Jolie e Kim Kardashian, que queriam deixar o rosto mais fino, tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos dois anos (2015 de 2016) no Brasil e despertado a curiosidade do público.

A fim de esclarecer dúvidas sobre esta “novidade”, convidei os professores e coordenadores da Pós- graduação em cirurgia bucal da Puc Minas, Filipe Jaeger e Carlos Bettoni, cirurgiões que realizam este procedimento em nossa clínica para um bate papo e pontuamos abaixo alguns pontos de suma importância para acabar com as informações “desencontradas”.

O que é a Bichectomia?

A bichectomia é o procedimento cirúrgico que visa a remoção da bola de Bichat, com finalidade funcional (pacientes que costumam morder a bochecha) e estética, salientando as proeminências zigomáticas (maçã do rosto) e afinando a face.

A bola de Bichat, também conhecida como corpo adiposo da bochecha é um acúmulo de gordura que dá mais ou menos volume para as bochechas. Quando o seu tamanho é maior que o normal, dá a impressão de um rosto mais cheio e arredondado e em alguns casos, pessoas magras podem apresentar aspecto de sobrepeso.

Apesar de consagrada há muito tempo em outros países, no Brasil a técnica é recente e vivemos um “boom” impulsionado pela mídia. Por isso, a procura pelos pacientes tem sido cada vez maior. Hoje, a bichectomia é a cirurgia preferida dos brasileiros.

Quem pode fazer a bichectomia?

Pessoas que mordem constantemente as bochechas e que procuram um rosto mais harmônico.

A partir de qual idade a cirurgia é indicada?

A cirurgia pode ser feita assim que houver o crescimento completo da face. Sendo assim, a cirurgia já pode ser feita no início da juventude, desde que haja consentimento por escrito dos responsáveis. A maioria dos pacientes que procuram a cirurgia tem entre 20 e 45 anos.

O que a Bichectomia pode melhorar?

A retirada das gorduras remove o trauma crônico de mordedura das bochechas (morsicatio buccarum e linha alba), fazendo com que a parte inferior ou baixa do rosto fique mais fina, delicada e retangular, características de um rosto mais harmônico e atraente. A bichectomia causa um efeito que as mulheres chamam de “efeito blush”, ou seja, “maçãs do rosto” mais proeminentes e rosto mais fino.

A cirurgia é indicada para mim?

É importante uma avaliação criteriosa por profissionais que tenham principalmente experiência em análise facial. Muitos pacientes procuram a cirurgia por acharem que as bochechas são proeminentes. Entretanto, muitas das vezes, o responsável pelo rosto largo é a hipertrofia do músculo masseter, um dos músculos da mastigação. Esse músculo, causa um inchaço na parte de trás das bochechas (ângulo da mandíbula).

Homens também fazem?

Ryan Gosling (Antes e Depois)

Ao contrário do que muitos imaginam, a Bichectomia é muito procurada pelos homens. É importante que o cirurgião tenha experiência para que os traços típicos do rosto masculino não sejam perdidos.

Como aumentar a previsibilidade da cirurgia? É possível?

A cirurgia realizada “as escuras”, somente com análise facial, sempre preocupou os profissionais. Com muito estudo e dedicação, os professores desenvolveram um protocolo imaginológico próprio. Os exames de imagens propostos pela equipe auxiliam o diagnóstico (diferenciando se o volume do rosto é causado pela hipertrofia do masseter, pelo corpo adiposo da bochecha ou por ambos); prevê volumes assimétricos da gordura eidentifica o fluxo arteriovenoso da região, diminuindo as chances de sangramento. Tudo isso, certamente aumenta a previsibilidade dos resultados e diminui as taxas de complicações durante e após as cirurgias.
* O protocolo desenvolvido pelos professores encontra-se em fase de publicação em uma das revistas da área de saúde mais qualificadas do mundo e deverá ser veiculado em breve. Tal protocolo é apresentado durante os cursos de capacitação em Bichectomia que os professores ministram em Belo Horizonte/MG.

Como é feita a cirurgia? Fica cicatriz?

A cirurgia pode ser feita sob anestesia local ou sob sedação endovenosa. A gordura é removida através de uma pequena incisão de 1 cm na parte interna da boca, próximo aos molares. Através dessa incisão o corpo adiposo da bochecha identificado e removido. Apenas dois ou três pontos reabsorvíveis, que não precisam ser removidos, são suficientes. Como a cirurgia é feita por dentro da boca, nenhuma cicatriz é perceptível externamente. A recuperação é rápida e o paciente volta a suas atividades normais em poucos dias.

Em quanto tempo vejo o resultado?

Em alguns pacientes o resultado pode aparecer imediatamente após a cirurgia. Normalmente começa a ser notado após 3 ou 4 semanas. Nesse período, o resultado é pouco percebido em função do edema (inchaço). A medida que o inchaço vai diminuindo, o rosto começa a afinar e ficar mais marcado. O resultado final só pode ser avaliado 6 meses após a cirurgia.

A cirurgia envelhece?

Não. Isso é mito. A Bichectomia é realizada há mais de 40 anos como procedimento rejuvenescedor. A gordura tem função apenas de preenchimento e não de sustentação, diferente dos demais compartimentos de gordura da face, cuja absorção pode causar o envelhecimento do rosto.

Quais os riscos da cirurgia?

Embora todas as cirurgias envolvam riscos, a Bichectomia é uma cirurgia relativamente tranquila e bem tolerada pelos pacientes. As principais complicações que podem ocorrer são: lesão dos ramos bucais do nervo facial (que movimentam a boca) e parestesia (sensação de anestesia prolongada) da região.

A aplicação de laser de baixa potência pode acelerar as reparações neurais. Entretanto, os nervos que podem ser afetados durante a cirurgia não são ramos únicos e na grande maioria das vezes a região sofre reinervação, voltando ao normal em um período de até 6 meses.

Contudo, vale ressaltar que o procedimento jamais deve ser banalizado. Esses riscos são minimizados quando realizados por profissionais qualificados e experientes.

Aproveito para convidar todos os colegas da área para participarem do meeting sobre bichectomia, promovido pela equipe. O evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro, aqui em Belo Horizonte, no Hospital Materdei e na PUC Minas.

 

Ps: Acompanhem nosso blog,sempre com matérias, dicas, curiosidades e informações importante para a sua saúde.

Posts Relacionados

Alysson Resende

Alysson Resende atua há mais de 18 anos com excelência nas áreas de Ortodontia Estética, Facetas de Porcelana (Lentes de Porcelas) e Reabilitação Oral. Graduado pela UFMG, especialista em Ortodontia Estética Avançada: Alinhadores invisíveis, Ortodontia lingual, Prótese e Implantes (com cirurgia guiadas). Membro da ABOR (Associação Brasileira de Ortodontia e ortopedia Facial) , da ABOL (Associação Brasileira de Ortodontia Lingual) e da SBOE (Sociedade Brasileira de Odontologia Estética). Consultor clínico da Ortodente e KOL (Key Opinion Leader) da Compass.


2 comments

  • Aline lucia da Costa de Oliveira

    março 7, 2017 at 12:20 am

    Boa noite !
    Gostaria de saber qual o valor do procedimento de buchechotomia.

    Reply

    • Alysson Resende

      maio 8, 2017 at 5:44 pm

      Boa tarde Aline.

      A melhor maneira de fechar seu diagnóstico é você vir fazer uma visita aqui na clínica.
      Precisamos sempre fazer uma primeira avaliação. O telefone de contato da clinica é 4102 0700 ou 993242441. Caso prefira deixe seu telefone que peço as meninas para entrarem em contato contigo para agendar. Estamos à disposição.

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright by BoldThemes 2016. All rights reserved.